domingo, 30 de janeiro de 2011

O Grupo Lua Cheia de Teatro dá início a seu mais novo projeto tendo como fonte de pesquisa contos populares.
Uma das linguagens inerentes ao fazer teatral do Grupo Lua Cheia é o teatro de animação (gênero teatral que inclui bonecos, máscaras, objetos, formas ou sombras, representando o homem, o animal ou idéias abstratas). Esta atividade teve início em 1994 quando o grupo concebeu em parceria com o artista plástico Hélio Santos, o primeiro teatro de bonecos de vara de Aracati. A peça, O Boi e o Burro no Caminho de Belém de autoria de Maria Clara Machado, foi o trampolim para incursões do Lua Cheia em diversos espaços culturais em Aracati, Fortaleza e interior do estado do Ceará.
A plasticidade dos bonecos concebidos pelo Grupo Lua Cheia, bem como a utilização desta técnica em seu fazer teatral foi motivo de estudo da pesquisadora, atriz e bonequeira Ângela Escudeiro publicado no livro: “Casimiro Coco de cada Dia: Botando Boneco no Ceará”.

Diversas outras montagens foram concebidas pelo grupo utilizando outras técnicas do teatro de animação a exemplo do buraku, kamishibai e teatro de papel. Com esta última técnica e tendo como base contos populares, o grupo concebeu o espetáculo infantil “Uma história sem fim”.
A peça apresenta um Rei que gostava muito de ouvir histórias. Gostava tanto que resolveu dar um prêmio a quem fosse capaz de contar uma história que não tivesse fim. Muitos tentaram, sem sucesso, até a chegada de um rapaz que prometeu ao rei contar uma história que não acabava nunca.

A peça entrará em cartaz nos dias 6, 13, 20 e 27 de fevereiro sempre às 17h, no Teatro Hélio Santos. Após a peça o Grupo Promoverá uma oficina de origami (dobraduras) para o público presente.
Uma História Sem Fim
Grupo Lua Cheia de Teatro
Dias 6, 13, 20 e 27 de fevereiro às 17h. Ingressos: R$ 3,00.
Local: Teatro Hélio Santos. Rua Cel. Alexanzito, 841. Centro Histórico de Aracati.

0 comentários: